1 de março de 2016


Hoje, o Centro de Valorização da Vida (CVV) completa 54 anos de existência e funcionamento. Para alguns, pode parecer muito, outros podem pensar que é pouco tempo, mas para quem já precisou conversar com alguém, para quem em algum momento se sentiu sozinho, para quem em alguma situação não tinha com quem contar, temos certeza que nossa presença e nossa disponibilidade em conversar, em perguntar como você está e permitir que um desabafo acontecesse foi o suficiente.

Há mais de cinco décadas, começamos tímidos, com um posto de atendimento na cidade de São Paulo, na Rua da Abolição, 411, região central da capital, onde este posto funciona até hoje. Depois disto, expandimos nosso trabalho para todo o Brasil, com 72 postos de atendimento e muito mais via internet.



Ter telefone há 54 anos era um luxo, era sinal de modernidade. O CVV sempre teve este espírito inovador e continua tendo, afinal já era desafiador em 1962 falar sobre doenças emocionais, prevenção de suicídio e valorização da vida. Continuamos com este mesmo objetivo e está no nosso DNA esta preocupação em estarmos caminhando junto com as mudanças sociais. Com o tempo, aumentamos nossa disponibilidade também para a internet, iniciando com o atendimento por e-mail, depois pelo skype, por chat e, agora, estamos disponibilizando para o Rio Grande do Sul e, em breve, para todo o Brasil, um número de telefone gratuito, o 188.

Anualmente, um milhão de pessoas são atendidas pelo CVV. E, para que tantas pessoas possam ser acolhidas, é fundamental o trabalho de cada um dos voluntários. É graças a eles que o trabalho acontece. É pela doação destas pessoas comuns, com as mais diferentes formações, que têm em mente e no coração a ajuda ao próximo, pela disponibilidade de cada um, que crescemos. Hoje, estamos disponíveis pela internet a todas as cidades do Brasil e do mundo em apenas um clique nas 24 horas do dia.




Não sabemos o que nos aguarda, mas sabemos que enquanto alguém precisar conversar, falar sobre o que sente, e precisar de alguém para ouvi-lo estaremos a postos, prontos para oferecer nossa atenção para esta pessoa que, como todos nós sente, sofre e tem muito a dizer!


Eixo Comunicação - CVV

Para conversar com um de nossos voluntários entre, em contato por uma das formas disponíveis em nosso site www.cvv.org.br