14 de abril de 2017



O que você está sentindo? A pergunta, aparentemente simples, muitas vezes é difícil de ser respondida. Uma reação inesperada de raiva, de choro, um grito, um momento de espanto, podem ser surpreendentes até para quem experimenta essas sensações. O professor americano Robert Plutchik tentou mapear este universo complexo. O trabalho dele deu origem à chamada Roda de Emoções, uma estrela de oito pontas, na qual cada uma dessas representa um sentimento primário com pares opostos: alegria e tristeza, raiva e medo, confiança e desgosto, antecipação e surpresa.

A união de duas pontas imediatas da estrela forma a chamada díade, uma dupla primária que resulta em um terceiro sentimento. Por exemplo: a união da alegria com a confiança dá origem ao amor. Raiva e nojo podem levar ao desprezo; êxtase e terror tendem à admiração, e por aí vai. Já no caso em que os sentimentos então em duas pontas entremeadas por uma terceira, estamos diante da denominada díade secundária. Tristeza e raiva resultariam em inveja. Raiva e alegria juntas podem ser a presença certeira do orgulho. Mas, se duas pontas da estrela da Roda das Emoções estão separadas por outras duas, essa conjunção é chamada de díade terciária. Tristeza e antecipação teriam origem no pessimismo. Medo e antecipação inspirariam a ansiedade.

Plutchik propôs que essas emoções "básicas" são biologicamente primitivas e têm evoluído para aumentar a aptidão reprodutiva dos animais. Ele defende a primazia destas emoções, mostrando cada gatilho de comportamento com elevado valor de sobrevivência, tais como o medo que inspira luta ou fuga. Para ele, o conceito de emoção é aplicável a todos os níveis evolutivos e se aplica a animais, bem como para os seres humanos.

Uma outra ideia é que as emoções servem como um papel adaptativo para ajudar os organismos a lidar com questões de sobrevivência decorrentes do meio ambiente. Na avaliação dele, apesar de poderem ser expressas de forma totalmente distinta nas diferentes espécies, existem certos elementos comuns, ou padrões que podem ser identificados. Segundo ele, todas as emoções podem existir em graus variados de intensidade e níveis de excitação. Quer conversar sobre suas emoções? Quaisquer que sejam elas, o CVV está pronto para te ouvir. Ligue 141 ou acesse cvv.org.br.
Leila
CVV Brasília

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.