17 de maio de 2017




Há momentos da vida particularmente difíceis. Situações que, segundo a psicoterapeuta americana Annie Wright, que escreve sobre saúde mental no site The mighty, ser humano, na completa acepção da expressão, parece muito difícil. Para esses momentos, ela recomenda um sólido kit de primeiros socorros emocional. Seria algo como uma caixa com curativos para se recorrer em momentos de cortes e arranhões, ou, para completar a analogia, para lidar com frustrações, rejeições, fracassos, preocupações, falhas e outros tantos sentimentos que doem na alma. Algo para evitar que os cortes infeccionem, provocando feridas mais profundas e difíceis de curar.

E o que seria esse kit? Na visão dela, um um conjunto de práticas, comportamentos e intervenções criativas, cultivadas ao longo dos anos, para ajudar no apoio ao corpo, mente, coração e alma quando os tempos são particularmente difíceis e é necessário olhar mais para si e ampliar os cuidados. Esse kit contaria com ferramentas únicas para cada pessoa e deveria ser empregado sempre que a vida possa parecer esmagadora.

Como base para montar esse caixa de emergência, ela indica quatro áreas fundamentais, que envolvem corpo, mente, coração e alma. A primeira delas, o corpo, precisa estar nutrido, calmo e pleno de sentimentos. Se, para uns, o remédio pode estar em uma corrida, para outros o caminho pode ser a meditação, uma caminhada... A dica é envolver todos os sentidos do corpo – olfato, paladar, toque, visão e audição - de uma forma que se sinta apropriada e útil. Annie diz que, para ela, a receita inclui ouvir Deva Premal ou arrumar a cozinha. “Por alguma razão, a combinação desta música e o ato de arrumar algo um pouco bagunçado trazem quietude e tranquilidade”, comenta.

Quando o assunto é a mente, sentir e expressar os sentimentos de forma adequada são o caminho para a boa saúde mental e para uma vida mais rica e animada. O importante é que isso ocorra com pessoas com as quais se sinta totalmente seguro e apoiado e que se possa ser honesto, completamente autêntico. E, quando se trata do coração, nenhum curativo pode ser mais eficaz do que compartilhar o que está acontecendo com alguém que se ama: um amigo, uma pessoa da família, um terapeuta... 

Por último, ela aponta que projetar ferramentas que nutrem e suportam a alma é parte incrivelmente importante de qualquer kit de primeiros socorros emocional. Neste ponto, indica que se compreenda alma como quiser - espírito, essência, psiquê. O conceito usado pela psicoterapeuta é a parte imutável e indestrutível que reside em cada um de nós. Descobrir lugares, atividades, sons e ações que ajudam nesta conexão é algo com lugar garantido neste kit.

E você? Tem uma caixa de primeiros socorros para esses momentos mais difíceis? Se quiser, pode incluir o CVV nela. Ligue 141 ou acesse cvv.org.br

Leila
CVV Brasília (DF)