22 de janeiro de 2017




No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, comemora-se a fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data é uma excelente oportunidade para mobilizar ações em torno de um problema de saúde específico, que preocupa muitas pessoas no mundo todo.

Em 2017, a OMS anunciou que o tema escolhido para este ano é a depressão, uma doença que, segundo a entidade, se caracteriza pela tristeza persistente, perda de interesse em atividades que normalmente eram prazerosas e incapacidade de realizar atividades diárias durante pelo menos duas semanas. Além disso, pessoas com depressão têm apresentado vários dos seguintes sintomas: perda de energia, mudanças de apetite, excesso ou falta de sono, ansiedade, diminuição da concentração, indecisão, inquietação, sentimentos de inutilidade, culpa ou desesperança e pensamentos de auto-agressão ou suicídio.

A depressão afeta pessoas de todas as idades, condições sociais e países. Gera sofrimento psicológico e afeta a capacidade para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias, o que às vezes tem efeitos adversos sobre relações com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida. Pode ainda levar ao suicídio, que atualmente é a segunda principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade no mundo todo.

A boa noticia é que a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão do que é a doença e suas possíveis causas e tratamentos ajuda a reduzir o estigma a ela associado, acarretando um aumento no número de pessoas pedindo ajuda.

Se você está lendo este texto, provavelmente está interessado no assunto, o que é extremamente positivo, pois está buscando informação, justamente o que pode fazer a diferença na sua vida e na das pessoas com quem convive, que eventualmente estejam em estado depressivo. 

Todos podem ajudar na luta contra a depressão! Como? Divulgando esta campanha e fazendo com que todos possam saber como enfrentar a doença e/ou auxiliarem pessoas próximas.

O objetivo desta campanha anual, que iniciou em 10 de outubro de 2016 (Dia Mundial da Saúde Mental), é que um número crescente de pessoas com depressão, em todos os países, peça ajuda, que não se sintam só nesta luta diária. A OMS espera que o público em geral seja mais bem informado para lidar com o problema.

A depressão pode afetar qualquer um, portanto, esta campanha é destinada à todas as pessoas, independentemente da idade, sexo ou condição social. A Organização Mundial da Saúde, porém, decidiu chamar especial atenção a três grupos mais afetados: os jovens com idade entre 15 a 24 anos, mulheres em idade fértil (especialmente após o nascimento de uma criança) e idosos (acima de 60 anos). 

Conversar com uma pessoa de confiança pode ser um primeiro passo para iniciar o tratamento. Caso você sinta que não tem com quem conversar sobre seus sentimentos, busque o CVV, telefonando para um de nossos postos de atendimento ou utilizando um de nossos apoios via internet, pelo site www.cvv.org.br

Eixo Comunicação CVV