27 de janeiro de 2017


Hoje, dentre as notícias dos grandes veículos de imprensa, está o aniversário de uma triste tragédia: o quarto ano do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Muitas pessoas foram atingidas direta ou indiretamente neste incêndio, que deixou marcas profundas na cidade, no estado do Rio Grande do Sul e na história recente do Brasil. Foram 242 pessoas mortas e incontáveis atingidas pela dor da perda de um filho, amigo, parente ou conterrâneo.


Impossível não se comover com esta situação, que até hoje ronda os noticiários pela morosidade jurídica de responsabilizar culpados pelo ocorrido, o que ajudaria na superação das perdas, acalmaria parte dos corações que sofrem, que querem superar a dor terrível que os acompanhará por muito tempo.

Nesta madrugada, foi realizada uma homenagem: flores, velas e mensagens foram deixadas em frente à boate em momentos de saudades, dor e revolta dos pais, amigos e familiares das vítimas. Sabemos como perder alguém traz uma dor imensurável. Falar sobre esta dor nem sempre é fácil, cada um de nós reage de uma forma diferente ao luto. Uns choram, gritam, se rebelam, outros guardam para si e buscam a melhor maneira de colocar esta dor para fora.

O CVV, sempre atento aos acontecimentos que influenciam a sociedade e seu comportamento, sabendo da dificuldade que estas famílias e estado enfrentam, e ja tendo em vista o sonho de termos um telefone gratuito de utilidade pública que permitisse que a população tivesse com quem conversar sobre suas dores, e assim pudesse ajudar na prevenção de suicídio, alavancou o projeto que está em andamento desde setembro de 2015 em todo o Rio Grande do Sul. O funcionamento do número gratuito 188, disponível em caráter experimental para todos os gaúchos, foi possível graças a uma parceria entre o CVV, Ministério da Saúde e Anatel. 

O número 188, que funciona gratuitamente, pode ser discado sem custo de telefone fixo, orelhão e celular e tem recebido uma média diária de 900 chamadas. Durante este pouco mais de um ano de funcionamento, já atendemos mais de 300 mil ligações originadas no Rio Grande do Sul. A ligação pode ser feita 24 horas por dia, nos sete dias da semana. 

Existe a intenção de expansão deste projeto para todos os estados do Brasil, que são atendidos pelo telefone 141, bem como para os que buscam o CVV via chat, skype ou email, com acesso pelo nosso site www.cvv.org.br. De todas as maneiras, estamos à disposição para conversar com quem precisa compartilhar algo e muitas vezes não está conseguindo fazer isto para se sentir melhor, verdadeiramente compreendido em seu momento de vida e buscando forças para continuar a viver.

Eixo Comunicação CVV

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