2 de julho de 2016





Em São Paulo, em novembro de 2009, uma lamentável ocorrência invadiu os espaços da mídia brasileira: um rapaz de 30 anos, desesperado, arremessou o filho de 2 anos do 18º andar do edifício onde residia a ex-mulher dele e, em seguida, se jogou. Segundo relatos de familiares e amigos, a razão teria sido a separação da esposa ocorrida há poucos meses.

Não vai muito longe, com a diferença de poucas horas entre um fato e outro, três rapazes em países diferentes foram protagonistas de fatos semelhantes e estarrecedores: um jovem de 28 anos, desempregado, no Alabama (EUA), tentou a carreira policial sendo reprovado no exame. Montou uma lista de pessoas e deu início à chacina: armado de dois rifles e uma arma semiautomática disparou cerca de 200 tiros, matando a mãe, a avó, um tio, um sobrinho e um primo. Perseguido, suicidou-se.

Numa cidadezinha alemã, próxima de Stuttgart, um jovem de 17 anos considerado um adolescente normal e inofensivo, numa manhã, vestiu-se de preto, pegou uma pistola e foi até o ginásio onde estudava e deflagrou a arma cem vezes. Matou 15 pessoas. Descobriu-se que gostava de uma garota que não correspondia ao seu amor. Perseguido pela polícia, ferido na perna, matou-se com um tiro.

E, em Goiânia (GO), um cidadão de 31 anos, desempregado, certo dia convidou a mulher e a filha de 5 anos para experimentarem um vôo panorâmico. No caminho para o aeroclube atacou a companheira, jogando-a na estrada com o carro em movimento. No aeroclube alugou um monomotor, conseguiu levantar vôo e ficou duas horas fazendo malabarismos perigosos até espatifar-se no estacionamento do principal shopping da cidade, morrendo com a filha.

Como explicar estas explosões de extrema violência contra si mesmos e contra os outros? Amores não correspondidos, desemprego, reprovação em concurso foram os desencadeadores destes terríveis dramas humanos, assim, anunciou a imprensa. Entretanto, sabe-se que um ato suicida não se manifesta, salvo exceções, repentinamente e provocado por um único motivo. Por trás de cada gesto de quem pratica a autodestruição, acumula-se uma grande quantidade de fatores que vai construindo, ao longo do tempo, a história de vida de quem acaba por optar por este doloroso caminho.

Estudos mostram-nos com clareza que existem os fatores causais e os desencadeantes do ato suicida. Os fatores causais são também chamados de causas primárias do suicídio e as razões desencadeantes são as denominadas causas secundárias. Perder um amor, o emprego, um familiar, ser reprovado num concurso podem ser os fatores desencadeantes do suicídio, mas as causas primárias, aquelas que se acumulam e crescem dentro de alguém são os verdadeiros responsáveis pelos motivos de saída de cena de alguém do espetáculo da vida.

Daí ser de extrema importância a nossa atenção para estar em permanente vigilância aos fatos que estão por trás do motivo que revela um indivíduo para não mais querer viver. Dentro dele há uma sofrida, antiga e complexa trama de problemas que, a qualquer momento, poderá impulsioná-lo para o desequilíbrio emocional ante uma dor imediata, recente, e levá-lo a deflagrar a "bala" que provocará a sua autodestruição.

Bartyra
CVV Recife/PE

* Precisando conversar? Acesse nosso site www.cvv.org.br e veja as formas de atendimento disponíveis.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes somos tachados de fracos, mas a dor que se acumula, e das quais muitos de nós não sabemos nos livrar, chega a ser mais intensa do que qualquer outro sentimento. Simplesmente perde-se a vontade de continuar...

    ResponderExcluir
  3. JA FIQUEI EM DEPRESSAO POR CAUSA DE DIVIDAS MAS SABE HOJE VEJO QUE TUDO NA VIDA TEM JEITO , TEM SOLUÇÃO TUDO SE RESOLVE, E SO SE APEGARMOS EM DEUS Q ESSE VAZIO SOME, E QUE NEM A PERDA DE UM AMOR, DEUS RESTAURA E TRAZ NO FUTURO PESSOA MELHOR E Q NOS AME DE VERDADE, NOLUTO PELA PERDA DE ALGUEM DEUS RECOLHE OS BONS PRA ELE ,ENTÃO VAMOS DIZER SIM A VIDA,BUSQUE SE DISTRAIR, FAZER CURSOS , SE DISTRAIR COM AMIGOS....Q ESSE VAZIO SAI, SEMPRE TEMOS UM MOTIVO PRA CONTINUAR....

    ResponderExcluir
  4. Eu sou assombrada pelo suicidio desde minha adolecencia..e até hj não tem um dia sequer que não penso.mesmo com 30 anos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.